5 coisas que você precisa saber antes de cursar enfermagem

Muita gente se encanta por ajudar o próximo, ainda mais quando isso vem com um grande ordenado no final do mês. Mas para ser enfermeiro é necessário muito mais que a vontade de ajudar.

Preparamos uma lista com tudo que você precisa saber antes de tomar essa decisão.

1. É preciso ter estômago

Odontologia Estomago

Essa é a mais óbvia da lista, mas muita gente insiste em ignorar esse item e pular logo na graduação, então tem que ser dito: enfermeiros tem que estar preparados para lidar com situações que a maioria das pessoas passaria mal.

Você vai ter que lidar com muito sangue, muitas feridas e excreções durante todo o curso e praticamente em todo lugar que você trabalhar, então pense duas vezes se você aguentaria.

2. O enfermeiro não é assistente do médico

Enfermagem FAMP Mineiros

Muita gente tende a achar que o enfermeiro é um médico que não deu certo ou coisa parecida, mas as duas profissões, por mais que estejam ligadas, são bem diferentes.

Uma não implica autoridade sobre a outra, as duas são complementares e tem importância integral no tratamento de pacientes.

3. É preciso saber lidar com as pessoas

Faculdade FAMP Mineiros

Assim como todo curso na área de saúde, a Enfermagem exige contato humano. O enfermeiro não trabalha só com pacientes, trabalha com profissionais de várias áreas da saúde e com outros enfermeiros também.

Empatia, paciência, tato, todas são características que um bom enfermeiro deve ter, além disso, o profissional da enfermagem tem que lidar diariamente com pacientes e familiares em estado de sofrimento, portanto, esteja preparado.

4. A maioria dos profissionais no mercado não tem ensino superior

Curso Superior Enfermagem FAMP

Outra questão que ajuda e muito quem quer se graduar na área é que apenas 23%  dos profissionais que atuam no setor possuem graduação, os outros 77% são técnicos de enfermagem, o que mostra a falta mão de obra especializada na área.

O curso superior é requisitado, principalmente em funções de liderança, treinamento, gestão e planejamento.

5. A demanda por enfermeiros tem aumentado

Curso de Enfermagem Mineiros FAMP

Desde a criação de leis que preveem a obrigação dos planos de saúde a oferecerem tratamento e internação em casa, faltam profissionais capacitados para garantir as condições de saúde dos pacientes e por isso a demanda por enfermeiros só tem aumentado.

Somado ao crescimento da expectativa de vida dos brasileiros e à constante melhoria dos serviços de saúde no país, enfermagem tem sido promissora no quesito de número de vagas. O profissional de enfermagem pode trabalhar, por exemplo, na enfermagem geral, geriátrica, obstétrica, cirúrgica, pediátrica, psiquiátrica, saúde pública, saúde do trabalho, e muito mais!

E aí? Achou que o curo de Enfermagem combina com você?

Se depois de ler isso bateu aquela vontade de ser um enfermeiro, talvez este seja o curso ideal pra você. Não perca tempo e se cadastre na nossa lista VIP para receber novidades sobre Enfermagem e outros cursos da nossa faculdade.

Quer fazer parte da nossa lista VIP e ter acesso a materiais exclusivos?

Preencha com seus dados e receba nossas novidades em primeira mão.

Gostou?
Que tal compartilhar?

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conheça mais nossa faculdade

Nota de Agradecimento

A Faculdade Morgana Potrich – FAMP vem por meio desta agradecer a Indústria Marfrig Global Foods de Mineiros, pela doação de 250 doses de vacina

VESTIBULAR DIGITAL 2020/2

Sabia que dá para fazer vestibular sem sair de casa?

Venha fazer parte do futuro

VESTIBULAR 2020/2

Ei! Está preparado para o novo mercado que está surgindo?

Planeje seu futuro e faça agora sua inscrição no vestibular!