Muita gente se encanta por ajudar o próximo, ainda mais quando isso vem com um grande ordenado no final do mês. Mas para ser enfermeiro é necessário muito mais que a vontade de ajudar.
Preparamos uma lista com tudo que você precisa saber antes de tomar essa decisão.
1. É preciso ter estômago
Essa é a mais óbvia da lista, mas muita gente insiste em ignorar esse item e pular logo na graduação, então tem que ser dito: enfermeiros tem que estar preparados para lidar com situações que a maioria das pessoas passaria mal.
Você vai ter que lidar com muito sangue, muitas feridas e excreções durante todo o curso e praticamente em todo lugar que você trabalhar, então pense duas vezes se você aguentaria.
2. O enfermeiro não é assistente do médico
Muita gente tende a achar que o enfermeiro é um médico que não deu certo ou coisa parecida, mas as duas profissões, por mais que estejam ligadas, são bem diferentes.
Uma não implica autoridade sobre a outra, as duas são complementares e tem importância integral no tratamento de pacientes.
3. É preciso saber lidar com as pessoas
Assim como todo curso na área de saúde, a Enfermagem exige contato humano. O enfermeiro não trabalha só com pacientes, trabalha com profissionais de várias áreas da saúde e com outros enfermeiros também.
Empatia, paciência, tato, todas são características que um bom enfermeiro deve ter, além disso, o profissional da enfermagem tem que lidar diariamente com pacientes e familiares em estado de sofrimento, portanto, esteja preparado.
4. A maioria dos profissionais no mercado não tem ensino superior
Outra questão que ajuda e muito quem quer se graduar na área é que apenas 23% dos profissionais que atuam no setor possuem graduação, os outros 77% são técnicos de enfermagem, o que mostra a falta mão de obra especializada na área.
O curso superior é requisitado, principalmente em funções de liderança, treinamento, gestão e planejamento.
5. A demanda por enfermeiros tem aumentado
Desde a criação de leis que preveem a obrigação dos planos de saúde a oferecerem tratamento e internação em casa, faltam profissionais capacitados para garantir as condições de saúde dos pacientes e por isso a demanda por enfermeiros só tem aumentado.
Somado ao crescimento da expectativa de vida dos brasileiros e à constante melhoria dos serviços de saúde no país, enfermagem tem sido promissora no quesito de número de vagas. O profissional de enfermagem pode trabalhar, por exemplo, na enfermagem geral, geriátrica, obstétrica, cirúrgica, pediátrica, psiquiátrica, saúde pública, saúde do trabalho, e muito mais!
E aí? Achou que o curo de Enfermagem combina com você?
Se depois de ler isso bateu aquela vontade de ser um enfermeiro, talvez este seja o curso ideal pra você. Não perca tempo e se cadastre na nossa lista VIP para receber novidades sobre Enfermagem e outros cursos da nossa faculdade.