5 coisas que você precisa saber antes de cursar Direito

Direito é uma das áreas mais desejadas e concorridas no mercado de trabalho brasileiro, reconhecida por altos salários e uma vastidão de cargos públicos. Não poderia ser diferente esse desejo.

Mas para estudar Direito é necessário mais do que a vontade de ganhar dinheiro. Seguem cinco coisas que você precisa saber sobre o curso antes de optar pela área:

1. Cursar Direito não faz de você advogado

Direito FAMP

Muita gente acha que é assim que funciona, mas a graduação apenas dá direito ao título de bacharel em Direito para o formando. Para ser reconhecido como apto para advogar, deve-se passar pelo exame da OAB.

Apenas após passar no exame da OAB, poderá exercer a advocacia. A prova acontece várias vezes ao ano e aborda conteúdos vistos na graduação.

2. Estágio obrigatório

Estágio Direito FAMP

Para se graduar como bacharel em direito é necessário cumprir algumas centenas de horas de estágio obrigatório. Geralmente, começa à partir do 7º período e vai até o fim do curso.

O motivo disso é ter certeza que o formando estará capacitado para exercer as funções de um bacharel no mercado de trabalho.

3. Você não precisa decorar todas as leis que existem!

Direito FAMP Mineiros

Dentre normas e leis municipais, estaduais e federais, existem milhares de leis que o estudante se deparará no curso e não é preciso todas as leis para ser bacharel.

Trânsito, comunicação, educação, trabalho, crimes, previdência social e muitos outros temas abrangem uma infinidade de leis. Não é necessário ler e lembrar-se de tudo, basta conhecer. É necessário apenas saber interpretá-las e aplicá-las caso a caso.

4. É preciso ler… MUITO!

Estudante Direito FAMP

Se você não gosta muito de ler, pense duas vezes antes de optar por esse curso, pois você vai se deparar com livros e textos enormes. Dezenas deles, todo semestre, fundamentais para entender cada aspecto desse campo do Direito.

Cada matéria requer pelo menos um livro e diversos materiais de apoio. Para se dar bem no curso e se formar é necessário lidar com essa demanda.

5. Não é necessário ser advogado

Estudantes Direito FAMP

As áreas que mais atuam são: a advocacia; a carreira jurídica (concursos públicos para promotor e juiz) e a academia. Você pode se tornar professor em faculdades públicas ou privadas

Porém, o curso ainda oferece várias especialidades para os bacharéis em Direito: empresarial, penal, civil, trabalhista, judicial, etc.

E aí? Achou que o curso combina com você?

Depois de ler isso bateu aquela vontade de fazer Direito? Talvez este seja o curso ideal
pra você. Não perca tempo e se cadastre na nossa lista VIP para receber novidades sobre Direito e outros cursos da nossa faculdade!

Quer fazer parte da nossa lista VIP e ter acesso a materiais exclusivos?

Preencha com seus dados e receba nossas novidades em primeira mão.

Gostou?
Que tal compartilhar?

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conheça mais nossa faculdade