Na tarde do dia 03/06, na Escola Estadual Antônio Carrijo de Souza, ocorreu o Projeto de Extensão “Café com Justiça”, sob orientação da Professora Maria Carolina Murcia Mamprim.
O objetivo do projeto é transmitir informação e conhecimento às crianças e aos adolescentes para que eles desenvolvam um pensamento crítico e consigam compreender a sociedade em que vivem, aprendendo sobre seus direitos e, também, sobre os seus deveres, além de sugerir possíveis soluções para os fatos identificados na comunidade mineirense e região, indicando as instituições que poderão amparar os jovens quando tiverem os seus direitos fundamentais violados.
E sob essa perspectiva, com o apoio incondicional da diretora da Escola Antônio Carrijo, os alunos do curso de Direito da FAMP, juntamente com o Professor Virgílio Norberto de Jesus Neto, o Coordenador do Curso de Psicologia da FAMP, Murilo de Assis Alfaix Melo, o Promotor de Justiça da Infância e da Juventude de Mineiros/GO, Dr. Marcelo Machado de Carvalho Miranda, e sob a orientação da Professora Maria Carolina Murcia Mamprim, levaram explicações sobre quais atos configuram abuso sexual das crianças e adolescentes, previstos tanto no Código Penal Brasileiro quanto no Estatuto da Criança e do Adolescente.
Além do conhecimento repassado, frisou-se, também, a quem essas crianças e adolescentes podem procurar em caso de conivência e/ou negligência/omissão por parte de um (ou ambos) os genitores, repassando ainda informações sobre o “Disque 100”, que é um serviço de proteção de crianças e adolescentes com foco em violência sexual, além do apoio psicológico oferecido pela Clínica de Psicologia da FAMP.
Alguns pedidos de ajuda por parte de alguns alunos da escola foram devidamente encaminhados para o promotor de justiça que estava presente no evento.
Confira as fotos!