NAD – Núcleo de Apoio ao Discente

Programa didático-pedagógico

Destina-se a oportunizar aos acadêmicos a iniciação à docência por meio do desenvolvimento de ações de apoio didático-pedagógicas de forma prática ou teórica dos conteúdos curriculares de disciplinas dos cursos de graduação sob a supervisão de um professor orientador. Pertencem:

Programa Acadêmico de Estágio Interno é uma ferramenta facilitadora do processo de ensino-aprendizagem e iniciação à prática docente, pois possibililita ao estagiário desenvolver o auxílio prático e teórico da compreensão dos conteúdos curriculares ao período assistido. As atividades desenvolvidas pelo estagiário serão realizadas em clínicas-escolas, laboratórios ou estágio currículares, no período de aula, na presença do professor orientador.

Programa Acadêmico de Monitoria é uma modalidade de ensino-aprendizagem que possibilita ao monitor, iniciação à atividade docente, através da articulação entre prática e teoria dos conteúdos curriculares dos alunos atendidos, sob orientação do profesor orientador. O monitor assistirá os alunos em sala de aula, laboratórios e/ou biblioteca, sem a presença do professor orientador.

Programa Acadêmico de Tutoria insere na política de iniciação a prática docente com o objetivo de apoiar alunos, individualmente ou em duplas, na melhoria do seu desempenho escolar mediante um processo de ensino adequado, conforme às suas necessidades pedagógicas e concomitantes com o conteúdo ministrado e sob orientação do professor. O tutor assistirá os alunos em em sala de aula, clínicas-escolas, laboratórios e/ou biblioteca, com ou sem a presença do professor orientador.