A Federação Internacional das Associações de Estudantes de Medicina do Brasil (IFMSA BRAZIL) — Comitê FAMP —, realizou, no dia 21/11 (quinta-feira), o I Hospital do Ursinho IFMSA BRAZIL FAMP.
Na ocasião, foi montando um circuito e as crianças eram acompanhantes de seus brinquedos, em uma simulação de consulta médica de rotina. Durante a consulta, as crianças verificavam se o ursinho estava com febre, com dor, ouviam o coraçãozinho e eram encaminhados para o raio-x, tomografia, sala de procedimentos, farmácia e, por último, recebiam alta, onde era explicado para cada criança a importância cada um deles no processo da doença.
Ao fim do circuito, as crianças eram contempladas com um Certificado de Coragem por terem enfrentado o temido jaleco branco. O projeto contou com 27 voluntários, membros da IFMSA BRAZIL, e atendeu 54 crianças do Colégio Educandário Nascentes do Araguaia.
“A hospitalização separa a criança da sua rotina diária, que inclui brincar e ir à escola. O Hospital do Ursinho tem como intuito demonstrar às crianças que o hospital é um local de cuidado, além de aproximá-las da figura do médico, fazendo com que os pequenos percam o medo do atendimento médico”, relatou Kiane Pompeu, autora do projeto e presidente da IFMSA BRAZIL FAMP.
Confira a galeria!