No Curso de Enfermagem da FAMP, a inovação educacional é uma prioridade constante. Buscamos constantemente maneiras de envolver ativamente nossos alunos no processo de aprendizagem, capacitando-os não apenas como receptores de conhecimento, mas como agentes ativos na construção do mesmo. Uma das estratégias que temos adotado com grande sucesso é a chamada “Four Corners” (Quatro Cantos).
Esta estratégia, aplicada especificamente na disciplina de Enfermagem em Saúde Coletiva, oferece uma abordagem dinâmica para a discussão e troca de ideias. No ambiente da sala de aula, os alunos são incentivados a assumir papéis tanto de aprendizes quanto de professores. Esse papel duplo proporciona uma experiência de aprendizagem mais rica, na qual os alunos se tornam não apenas receptores passivos de informações, mas também responsáveis por explicar conceitos e fornecer feedback aos seus colegas.
Sob a orientação cuidadosa da Professora Euvani Oliveira, os alunos do 5º período do curso de Enfermagem mergulham nesse processo interativo, explorando questões cruciais da enfermagem em saúde coletiva.
Nossa visão na FAMP é capacitar os alunos não apenas para passarem nos exames, mas para se tornarem profissionais competentes e compassivos, capazes de enfrentar os desafios do mundo real da saúde. A estratégia “Four Corners” é apenas um exemplo do nosso compromisso contínuo com a excelência acadêmica e a inovação educacional. Estamos confiantes de que, através de abordagens como essa, estamos preparando os enfermeiros do futuro para fazerem uma diferença significativa em suas comunidades e além.
Confira algumas fotos.