Extensao

FAMP inicia processo de inserção das atividades de extensão nos currículos dos cursos de Graduação

De acordo com o Conselho Nacional de Educação (CNE), a Extensão no ensino superior é uma atividade que se incorpora ao ensino e a pesquisa. Ainda conforme o conselho citado, a extensão constitui-se em processo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico e tecnológico que promove a interação transformadora entre as instituições de ensino superior e os outros setores da sociedade, por meio da produção e da aplicação do conhecimento, em articulação permanente com o ensino e a pesquisa (Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 7/2018).

A “creditação curricular”, conhecida como “curricularização da extensão” e que chamamos de “inserção curricular” consiste na  adequação dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) visando garantir  o cumprimento de um percentual de no mínimo 10% na carga horária dos cursos para as atividades de extensão, em atendimento à Resolução (Resolução nº 7/2018).

Na Faculdade Morgana Potrich (FAMP) esse processo de “inserção da extensão” busca potencializar o envolvimento de estudantes e discentes em atividades curriculares institucionais visando a melhoria do processo de formação do estudante. Nesse sentido, implantar a extensão nos currículos significa afirmar que, em algum momento da vida acadêmica, o estudante se envolveu com atividades de extensão relacionadas aos componentes curriculares do curso.

Na FAMP, o assunto vem sendo discutido desde dezembro de 2020, e cada vez mais intensamente, com a participação de atores envolvidos no processo, que vem trabalhando em apoio a Instituição para promover a inserção da extensão nos currículos dos cursos de graduação.

Disponibilizamos nesse site informações básicas que podem orientar a comunidade acadêmica na implementação desta Resolução e aproveitamos para informar que os envolvidos diretamente, estão à disposição para apoiar as unidades de ensino nesse processo.

Compartilhe em suas redes

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email