NAD – Núcleo de Apoio ao Discente
Programa de Apoio Psicopedagógico
Este programa destina-se ao atendimento dos acadêmicos que apresentam dificuldades na resolução de problemas que interfiram no processo de aprendizagem, desenvolvimento pessoal e profissional no âmbito acadêmico e é oferecido de forma gratuita:
Acompanhamento psicopedagógico destina-se a otimizar as potencialidades e a capacidade de auto-desenvolvimento do aluno, melhorando sua relação com a aprendizagem dos conteúdos curriculares e a prática profissional.
Aconselhamento psicopedagógico destina-se a fornecer informações, feedback positivos, direcionamentos, encorajamento e interpretações e assim desenvolver no acadêmico sua autocrítica, sua capacidade de avaliação da situação e de escolha de alternativas para as decisões a serem tomadas, tanto relacionadas ao ambiente escolar ou pessoal. O atendimento tem caráter emergencial e, em alguns casos, pode ocorrer o encaminhamento para a psicoterapia ou atendimento psicopedagógico
Avaliação psicológica é um processo técnico e científico realizado com pessoas ou grupos de pessoas que, de acordo com cada área do conhecimento, requer metodologias específicas e constitui em fonte de informações de caráter explicativo sobre os fenômenos psicológicos, com a finalidade de subsidiar os trabalhos psicológicos, de acordo com a demanda e os fins aos quais a avaliação se destina.
Escuta terapêutica, no ambiente escolar, caracteriza-se por uma escuta isenta e imparcial de opinião prévia sobre o que vem a ser dito, e ainda, tem por objetivo sanar o sofrimento do assistido, pois por meio do diálogo que se desenvolve, possibilita ao indivíduo ouvir o que está proferindo, induzindo-o a uma autorreflexão. Assim como o aconselhamento psicopedagógico, tem caráter emergencial e, em alguns casos, pode ocorrer o encaminhamento para a psicoterapia ou atendimento psicopedagógico.
Psicoeducação é uma modalidade de intervenção em grupo e de curta duração, estruturado e com foco, destinada a resolução de problemas, de forma prática, informativa e interativa, possibilitando o desenvolvimento de competências, habilidades e capacidades, a partir das características pessoais e vivências dos participantes.
Psicoterapia breve, no NAD, utiliza a intervenção psicoterapêutica com tempo e objetivos limitados, passivos de serem atingidos, através de determinadas estratégias clínicas. E segue o modelo integrativo com o uso de diferentes recursos psicoterapêuticos, adaptados a necessidade de cada aluno.
Mediação de conflito escolar é um processo consensual, voluntário e confidencial que busca resolver conflitos dentro do ambiente escolar, proveniente das relações interpessoais aluno/professor, aluno/funcionário e aluno/aluno na buscar de uma solução mutua e aceitável ao problema com base na autonomia da vontade dos envolvidos.
Objetivos do programa
- Oferecer um serviço de excelência no atendimento e acolhimento às demandas apresentadas pelos acadêmicos nos aspectos didáticos, cognitivos e emocionais;
- Auxiliar os acadêmicos atendidos em seus conflitos de diversas ordens com consequências desfavoráveis ao aproveitamento letivo;
- Disponibilizar um espaço psicoterapêutico ao assistido, com o intuito de aprofundar o seu autoconhecimento, possibilitando uma melhor compreensão e ressignificação de sua história acadêmica, pessoal e/ou profissional;
- Proporcionar condições para o desenvolvimento das inteligências múltiplas no corpo discente com vistas ao desenvolvimento global de sua capacidade profissional, relacional e humana.
Participação no Programa
A inserção ao programa poderá ocorrer após a realização de uma triagem/entrevista inicial individual ou em grupo e de acordo, com a necessidade da procura do acadêmico e as especificidades de cada demanda ou encaminhamento da FAMP. Os encaminhamentos para atendimentos serão classificados em espontâneo, por pedido de um familiar e institucional. A inserção do acadêmico nos atendimentos é voluntária, mesmo com encaminhamento da FAMP.
Nos casos do acadêmico que apresentar risco à sua vida ou de terceiros e/ou comportamentos e conduta inapropriados ao ambiente acadêmico será convocado pela coordenação do NAD, após encaminhamento da FAMP, e convidado a participar do Programa Psicopedagógico, em alguma das modalidades de atendimento detalhada acima, ou solicitado tratamento especializado fora da IES, com apresentação mensal de relatórios de atendimentos com descrição dos resultados atingidos. Os atendimentos aos assistidos são realizados de segunda à sexta-feira, conforme o horário de funcionamento e disponibilidade do NAD. Os atendimentos poderão ser, a partir do consentimento do acadêmico e/ou direcionamento do Núcleo:
Atendimento individual, visando o auxílio na resolução da demanda apresentada pelo acadêmico ou encaminhamento da FAMP.
Atendimento em grupo, com o fim de assegurar a resolução de problemas e desenvolvimento dos aspectos cognitivos, afetivo-emocionais, comportamentais e psicossociais que interferiram nas atividades acadêmicas e são realizados, se a coordenação do NAD julgar necessário e producente.
As atividades desenvolvidas nesse programa observarão os seguintes critérios:
Preservação da identidade do assistido;
Atendimento preferencialmente individual, com observância da ética e sigilo;
Todas as atividades deverão ter registro e arquivamento adequado;
Não haverá cobrança de nenhuma taxa extra para o assistido;
O NAD não tem obrigação de emitir laudos, atestados e declaração aos assistidos, apenas nos casos que a coordenação considerar necessário e se julgar pertinentes para os resultados do tratamento proposto.
Em casos específicos, as sugestões e as orientações poderão ser comunicadas à Diretoria, coordenação de curso e professores das disciplinas envolvidas da FAMP, sempre precedida de autorização do acadêmico.
E excepcionalmente:
O NAD pode encaminhar o acadêmico para um setor específico da IES ou atendimento especializado fora da instituição, mediante comunicado ao acadêmico.
Os acadêmicos menores de 18 anos que necessitarem de atendimento externo à FAMP, será solicitado à presença do responsável legal do menor na coordenação do NAD.
As modalidades de atendimentos desse Programa, excepcionalmente, e quando solicitado pela FAMP ou coordenação do NAD, poderão ser estendidos a todos aqueles que participam da comunidade acadêmica, visando sanar dificuldades no processo ensino-aprendizagem.