A equipe de pesquisa formada por professores do curso de Fisioterapia, juntamente com estudantes de Fisioterapia e Medicina da Faculdade Morgana Potrich (FAMP), o Dr. Silênio Souza Reis e Dra. Polliana Batista dos Santos, em parceria com a professora norte-americana Dra. Deborah D. Espy, da Cleveland State University, e os professores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) — Dr. Jean Alex Matos Ribeiro e Dra. Natalia Duarte Pereira, teve um artigo aceito na revista internacional Journal of Bodywork and Movement Therapies (Qualis A2, fator de impacto 1.4)!
O estudo teve como objetivo traduzir, adaptar culturalmente e validar a escala RPS (Rate of Perceived Stability) para o português brasileiro, garantindo sua equivalência semântica, idiomática e conceitual.
Essa ferramenta é essencial para que profissionais da reabilitação no Brasil possam avaliar a percepção de estabilidade de forma segura e eficaz, contribuindo para estratégias mais eficientes de treino de equilíbrio e prevenção de quedas.
Link do artigo: https://authors.