De acordo com o Conselho Nacional de Educação (CNE), a Extensão no ensino superior é uma atividade que se incorpora ao ensino e a pesquisa. Ainda conforme o conselho citado, a extensão constitui-se em processo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico e tecnológico que promove a interação transformadora entre as instituições de ensino superior e os outros setores da sociedade, por meio da produção e da aplicação do conhecimento, em articulação permanente com o ensino e a pesquisa (Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 7/2018).
A “creditação curricular”, conhecida como “curricularização da extensão” e que chamamos de “inserção curricular” consiste na adequação dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) visando garantir o cumprimento de um percentual de no mínimo 10% na carga horária dos cursos para as atividades de extensão, em atendimento à Resolução (Resolução nº 7/2018).
Na Faculdade Morgana Potrich (FAMP) esse processo de “inserção da extensão” busca potencializar o envolvimento de estudantes e discentes em atividades curriculares institucionais visando a melhoria do processo de formação do estudante. Nesse sentido, implantar a extensão nos currículos significa afirmar que, em algum momento da vida acadêmica, o estudante se envolveu com atividades de extensão relacionadas aos componentes curriculares do curso.
Na FAMP, o assunto vem sendo discutido desde dezembro de 2020, e cada vez mais intensamente, com a participação de atores envolvidos no processo, que vem trabalhando em apoio a Instituição para promover a inserção da extensão nos currículos dos cursos de graduação.
Disponibilizamos nesse site informações básicas que podem orientar a comunidade acadêmica na implementação desta Resolução e aproveitamos para informar que os envolvidos diretamente, estão à disposição para apoiar as unidades de ensino nesse processo.