A psicologia é uma área do conhecimento relativamente nova e que sofre de muitos estereótipos, além de ser mal compreendida por muitos.
Por isso preparamos cinco coisas que você deve saber antes de optar por esse curso ou não, pra não correr o risco de esbarrar em algo completamente fora do esperado.
1. Estudar psicologia não equivale a fazer terapia
É claro, a psicologia pode auxiliar quem a cursa a desenvolver o autoconhecimento, porém não é uma alternativa à terapia.
Se você pensa que esse curso será equivalente, ou melhor, para sua saúde mental, esqueça! Você não será “seu próprio terapeuta” e isso não deve ser um motivo para estudar essa área.
Alguns psicólogos também vão à terapia, por opção, até mesmo terapeutas.
2. Estudar psicologia não é só ser terapeuta
Muitos interessados na psicologia tendem a achar que a psicologia se resume a ser terapeuta, ter um consultório, trabalhar numa clínica.
A psicologia é o estudo da psique (ou mente) e do comportamento humano, esse conhecimento é aproveitado de diversas formas, a terapia é apenas uma delas.
Atualmente, a área de recursos humanos representa uma das alternativas, assim como a pesquisa, avaliação psicológica, docência (afinal o curso precisa de professores), etc.
3. Existem várias abordagens da psicologia
As teorias psicológicas foram descritas de diversas maneiras desde sua criação, as mais conhecidas são: a psicanálise e a comportamental (famoso behaviorismo), mas também temos humanista, social, educacional, organizacional, etc.
Mas isso pode ser bom, saiba que aumenta, e muito, suas chances de achar seu lugar no curso, principalmente se você está preocupado com alguns estereótipos.
4. Psicologia é ciência sim!
Podemos ouvir por aí que é tudo “teoria”, no sentido pejorativo da palavra, mas a verdade é que as teorias psicológicas são tão válidas quanto teorias de outros campos.
A psicologia segue toda uma metodologia de produção de conhecimento científico, então pode-se afirmar que a psicologia é uma ciência.
5. Psicologia vai além de ajudar o outro
Muitos acham que devem ingressar no curso pelo amor de ajudar o outro, mas a psicologia é muito mais do que isso.
Diminuir o sofrimento do outro é apenas um dos objetivos da psicologia. Mas antes de tudo, precisamos entender como e por quê os seres humanos sentem o que sentem e agem como agem. Amor ao próximo não pode ser fator decisivo na opção por esse curso.
E aí? Achou que o curso de psicologia combina com você?
Se depois de ler isso bateu aquela vontade de ser um psicólogo, talvez seja o curso ideal pra você. Não perca tempo e se cadastre na nossa lista VIP para receber novidades sobre Psicologia e outros cursos da nossa faculdade.