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Ouvidoria

APRESENTAÇÃO

A Ouvidoria da Faculdade Mineirense - FAMP resguarda sua independência, com o dever de dar transparência e credibilidade a esse importante canal de comunicação entre a comunidade em geral e a comunidade universitária (professores, estudantes, técnicos-administrativos e colaboradores).
A Ouvidoria tem a função de receber, examinar e encaminhar, aos setores competentes, todas as sugestões, reclamações, elogios e denúncias que lhe sejam enviadas. Além disso, é sua competência acompanhar as providências adotadas e garantir que o cidadão receba a resposta à sua manifestação.

PERFIL DO OUVIDOR

O Ouvidor da FACULDADE MINEIRENSE – FAMP é um funcionário com graduação em Psicologia e de experiência na área administrativa e pedagógicas na FAMP.

PRERROGATIVAS DO OUVIDOR

• Facilitar e simplificar ao máximo o acesso do usuário ao serviço de Ouvidoria;
• Atuar na prevenção de conflitos;
• Atender às pessoas com cortesia e respeito, evitando qualquer discriminação ou pré-julgamento;
• Agir com integridade, transparência e imparcialidade;
• Resguardar o sigilo das informações; e
• Promover a divulgação da Ouvidoria, tornando-a conhecida dos vários públicos que podem ser beneficiados pelo seu trabalho.

ATRIBUIÇÕES DO OUVIDOR

• Receber demandas – reclamações, sugestões, consultas ou elogios – provenientes tanto de pessoas da comunidade acadêmica quanto da comunidade externa;
• Reconhecer os direitos de grupos vulneráveis ou discriminados, buscando fomentar a equivalência para que tenham igualdade de tratamento;
• Encaminhar às unidades envolvidas as solicitações para que possam:
a) no caso de reclamações: explicar o fato, corrigi-lo ou não reconhecê-lo como verdadeiro;
b) no caso de sugestões: adotá-las, estudá-las ou justificar a impossibilidade de sua adoção;
c) no caso de consultas: responder às questões dos solicitantes; e
d) no caso de elogios: conhecer os aspectos positivos e admirados do trabalho;
• Transmitir aos solicitantes, no prazo máximo de 10 (dez) dias úteis, contados do recebimento da resposta do reclamado, as posições das unidades envolvidas;
• Registrar todas as solicitações encaminhadas à Ouvidoria e as respostas oferecidas aos usuários;
• Elaborar e divulgar relatórios anuais sobre o andamento da Ouvidoria;
• Manter permanentemente atualizadas as informações e estatísticas referentes às suas atividades;
• Sugerir às instâncias administrativas medidas de aperfeiçoamento da organização e do funcionamento da Instituição; e
• Retomar a sugestão, quando aceita pela unidade mas não realizada.

TIPOS DE DEMANDAS

Denúncia
Comunicação de irregularidades ou negligências ocorridas na IES por funcionários ou setores.

Elogio
Demonstração de reconhecimento ou satisfação dos nossos serviços, setores e/ou colaboradores.

Pedido de Informações
Qualquer tipo de informação relacionado às atividades e setores da IES.

Reclamação
Manifestação a falhas administrativas ou ao fornecimento de serviço.

Sugestão
Opinião proposta para melhoria e aprimoramento nas práticas e atividades realizadas pelos setores e por seus colaboradores da FAMP.


REGULAMENTO

Regulamento da Ouvidoria da FAMP (arquivo em PDF).


CONTATOS COM OUVIDORIA
A comunicação entre a Ouvidoria da FAMP e a comunidade acadêmica ou externa poderá ser feito por:
• Atendimento pessoal:
Campus I – Praça José Alves de Assis, 58, Centro, Mineiros – GO.
Campus II – Avenida Antonio Carlos Paniago, 65, Setor Mundinho, Mineiros - GO.

• Atendimento telefônico:
Telefones: (64) 3661 8863 / (64) 3672 0007

• Email: ouvidoria@fampfaculdade.com.br

 

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