Nutrição

Apresentação

O curso de graduação em Nutrição é oferecido pela Faculdade Morgana Potrich na forma de curso presencial, modalidade bacharelado, regime semestral e período noturno, com duração mínima de 8 semestres (4 anos). O objetivo da FAMP é formar nutricionistas e produzir conhecimentos em alimentação, nutrição e saúde, contribuindo para a qualidade de vida da sociedade.



Para maiores informações sobre regulamentação e atuação do Nutricionista, acesse a Resolução n° 380/2005, do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN). http://www.cfn.org.br/novosite/pdf/res/2005/res380.pdf

Coordenação Colegiada

Daiana Sganzella Fernandes
Lattes

Vera Lúcia Maria Luciano Vilela
Lattes

Murilo Assis Alfaix Melo
Lattes

Corpo Docente

Aline Costa E Silva Vilela Lattes
Carla Oliveira Pereira Santana Lattes
Daniel Dias Santos Feres Lattes
Daniel Garcia Silva Lattes
Henry Marlon Coelho Pires Lattes
Milena Figueiredo De Sousa Lattes
Nargella Silva Carneiro Lattes
Neire Moura De Gouveia Lattes
Raniery José Fernandes Lattes
Ricardo Ferreira Nunes Lattes
Vinicius Carlos Costa Silva Lattes

Plano de Ensino

Parecer do MEC

Renovação de Reconhecimento de Curso e Portaria: PORTARIA Nº 578, DE 30 DE SETEMBRO DE 2016

Grau: Bacharelado

Modalidade de Ensino: Presencial

Data de Início de Funcionamento: Agosto/2007

Duração de Curso: 4 anos

Periodicidade: Semestral

Turno de Ofertas: Noturno

Vagas Anuais Autorizadas: 50.

Profissão e Área de Atuação

Com 70 anos da profissão Nutricionista no Brasil, muitas transformações ocorreram, culminando em três principais áreas de atuação: Nutrição Clínica, Alimentação Institucional e Saúde Pública.

Na área de Alimentação Institucional o nutricionista tem sido frequentemente requerido para a produção de refeições do trabalhador da indústria (PAT – Programa de Alimentação do Trabalhador), Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN), do comércio (restaurantes comerciais) e do setor de serviços de alimentação e nutrição (escolas, creches, hotéis). Estas atividades se destacam para o nutricionista em planejamento, coordenação, controle e supervisão de transformação da matéria-prima, com a participação do humano em todas as etapas.

Na área de Nutrição Clínica designa uma prática cujo o foco central é o hospital (clínicas, bancos de leite, lactários) ou ambulatório; volta-se a atendimento ao paciente interno e externos. Atualmente a área da prática clínica também abrange consultórios particulares, academias e spas. As atribuições do nutricionista nesta área são: assistência dietoterápica hospitalar, ambulatorial e em consultórios de nutrição e dietética, prescrevendo, analisando, planejando, supervisionando e avaliando dietas.

A área de Nutrição em Saúde Pública ou Nutrição Social traduz-se em práticas nas instituições públicas envolvidas nas ações de saúde pública, tais como, creches comunitárias, assistência social, centros ou unidades de saúde e vigilância sanitária. Nesta área a atuação do nutricionista é educação, orientação, assistência nutricional a coletividades, para atenção primária em saúde.

Perfil do Egresso

O nutricionista formado na FAMP apresenta formação generalista, humanista e crítica, capacitado a atuar, visando à segurança alimentar e à atenção dietética, em todas as áreas do conhecimento em que alimentação e nutrição se apresentem fundamentais para a promoção, manutenção e recuperação da saúde e para a prevenção de doenças de indivíduos ou grupos populacionais, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida, pautado em princípios éticos, com reflexão sobre a realidade econômica, política, social e cultural.
  • Apresentação
  • Coordenação
  • Corpo Docente
  • Parecer do MEC
  • Estrutura Curricular
  • Horário de Aula
  • Profissão e Área de Atuação
  • PPC do Curso
  • Perfil do Egresso

Newsletter

Cadastre-se e receba novidades sobre cursos e demais informações.