O que é ENADE?

O ENADE foi descrito pela lei do SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior), nº10.861, de 14 de Abril de 2004. É uma avaliação do desempenho dos estudantes concluintes dos cursos de cursos de graduação, sua sigla significa Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. A periodicidade de aplicação do ENADE é trienal, teve início no ano de 2004. Ele é considerado componente curricular obrigatório dos cursos de graduação, sendo assim, é de caráter obrigatório de todo o estudante que se enquadre no período de avaliação realizar a prova. Consta no histórico escolar do aluno a sua situação de regularidade com relação ao ENADE. Devemos lembrar que, o acadêmico que se enquadre no calendário de avaliação do ENADE e não o fizer, não poderá ser considerado formando, tampouco ter o seu diploma expedido por se tratar de componente curricular obrigatório.

Objetivos do ENADE

O objetivo do ENADE é aferir o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação, suas habilidades e competências para ajustamento às exigências decorretnes da evolução do conhecimento e suas competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico de sua profissão, logados à realidade brasileita e mundial. Também possui o objetivo de levantar o perfil dos estudantes, relevante para a compreensão de seus resultados, tomando conhecimento sobre a qualidade dos cursos e da IES (Instituição de Ensino Superior) de todo o Brasil.

Inscrição no ENADE

Segundo a portaria normativa n°19, de 13 de Dezembro de 2017, a qual dispõe sobre os procedimentos de competência do INEP referentes a avaliação de instituições de educação superior, de cursos de graduação e de desempenho acadêmico de estudantes; a inscrição dos estudantes habilitados a participar do ENADE são na condição de ingressante e concluinte.

Devem ser inscritos na condição de ingressantes os estdantes que tenhma iniciado o respectivo curso no ano da edição do ENADE, que tenham de zero a vinte e cinto por cento da crga horária mínima do currículo do curso cumprida até o último dia do período de retificação de inscrições.

Devem ser inscritos na condição de concluintes todos os estudantes que tenham expctativa de conclusão do curso até julho do ano subsequente ou que tenham outenta por cento ou mais da carga horária mínima do curriculo do curso cumprida até o último dia do período de retificação das inscrições.

Cursos que participam do ENADE 2018

As áreas avaliadas são definidas pelo Ministério da Educação, anualmente, a partir das definições da Comissão de Avaliação da Educação Superior (Conaes), órgão colegiado de coordenação e supervisão do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

No Enade 2018 serão avaliados os estudantes das seguintes áreas do conhecimento Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e áreas afins: bacharelados em Administração, Administração Pública, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social – Jornalismo, Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, Design, Direito, Psicologia, Relações Internacionais, Secretariado Executivo, Serviço Social, Teologia, Turismo; e cursos superiores de tecnologia em Comércio Exterior, Design de Interiores, Design de Moda, Design Gráfico, Gastronomia, Gestão Comercial, Gestão da Qualidade, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Gestão Pública, Logística, Marketing e em Processos Gerenciais.

FAMP no ENADE 2018

Acadêmicos concluintes dos cursos de Direito e Psicologia, dentro em breve serão fornecidas maiores informações com relação a prazos para inscrição, para responder ao Questionário e data de aplicação da prova ENADE. A FAMP está acompanhando a divulgação de todos os atos, editais e comunicados referentes ao ENADE, publicados no Diário Oficial da União ou na página do INEP.

Legislação responsável pelo ENADE

Lei nº10.861, de 14 de Abril de 2004: SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior).

Portaria normativa n°19, de 13 de Dezembro de 2017, a qual dispõe sobre os procedimentos de competência do INEP referentes a avaliação de instituições de educação superior, de cursos de graduação e de desempenho acadêmico de estudantes.

PORTARIA Nº 501, DE 25 DE MAIO DE 2018
Edital ENADE 2018

http://portal.inep.gov.br/web/guest/enade

Links úteis

Portaria n.840, leia com especial atenção ao Capítulo III. http://download.inep.gov.br/educacao_superior/enade/legislacao/2018/portaria_normativa_GM-MEC_n840_de_24082018-republicada.pdf

Diretrizes para estudos do Componente Geral do ENADE 2018. http://download.inep.gov.br/educacao_superior/enade/legislacao/2018/portaria_n444_30052018_formacao_geral_enade2018.pdf

Diretrizes para estudos do Componente Específico do curso de Direito - ENADE 2018. http://download.inep.gov.br/educacao_superior/enade/legislacao/2018/portaria_n443_30052018_direito_enade2018.pdf

Diretrizes para estudos do Componente Específico do curso de Psicologia - ENADE 2018.

https://bit.ly/2Mj5rWP

Newsletter

Cadastre-se e receba novidades sobre cursos e demais informações.